fbpx

O que é saúde mental e como obtê-la?

Saúde Mental o que é?

Nesse nosso tempo, onde a humanidade sofre profundas transformações sociais, as pessoas precisam saber o que é saúde mental e como cuidar dela. Ter corpo e mente equilíbrados é tanto uma necessidade como um desafio no século XXI.

A verdade é que muito se fala, mas pouco se compreende sobre as causas e consequências da falta de cuidado com a saúde mental.

Você sabia, por exemplo, que a cada 40 segundos, alguém está dando fim em sua própria vida? Esse dado nos leva a pensar que existe algo muito errado e que precisa ser consertado. 

Mas há uma boa notícia: nunca houveram tantos avanços na área da saúde mental como hoje em dia.

Neste post, quero introduzir este assunto para que você inicie hoje mesmo um autocuidado com sua mente e coração.

Vamos lá?

O que é saúde mental?

Resumindo tudo o que iremos falar aqui, e indo direto ao ponto:

Saúde mental é caracterizada por um nível aceitável de qualidade de vida cognitiva e emocional, e não apenas a ausência de transtornos mentais.

Mas este é um assunto complexo. A OMS, Organização Mundial de Saúde, ainda não tem uma definição completa sobre o termo. 

De forma geral podemos dizer que uma pessoa saudável mentalmente é aquela que consegue administrar a sua vida mesmo diante de todas as mudanças e turbulências que podem ocorrer agindo com equilíbrio tanto nas situações boas como nas ruins. 

Isso sem se desconectar da realidade.

Aí é que está o “pulo do gato”: saúde mental é ter equilíbrio emocional e cognitivo em lidar com a vida.

Conseguiu compreender o conceito?

O que pode roubar nossa saúde mental?

Para responder isso, é só pensarmos sobre como é nosso estilo de vida atualmente.

Um mundo de ansiedades e transformações alucinantes

Você já se deu conta que vivemos em um mundo que se transforma em uma velocidade difícil de acompanhar?

E é claro que essas mudanças são acompanhadas por muitas cobranças e expectativas.

Famílias conflituosas

A maioria das famílias estão também se transformando, se dividindo, se distanciando, se isolando.

Além disso, a maioria delas possuem tristes problemas de relacionamento, gerando uma série de conflitos e traumas em seus integrantes.

Má alimentação e sedentarismo

Soma-se a esses cenários ambientais externos, as questões fisiológicas de como estamos lidando com nosso corpo.

A má alimentação em decorrência da correria da vida urbana e o sedentarismo têm causado cada vez mais desequilíbrios neurológicos e hormonais nos sistemas nervoso e endócrino das pessoas.

É fato que nós hoje somos fisicamente muito mais frágeis do que nossos antepassados, e isso se reflete também em nosso equilíbrio mental, pois corpo e mente são intimamente ligados.

Relacionamentos líquidos

Zygmunt Bauman, o famoso filósofo polonês, escreveu muito sobre a fragilidade com que nós hoje lidamos com nossos relacionamentos.

Os vínculos afetivos estão cada vez mais fugazes e sem significados profundos, gerando um vazio de sentido que em grande parte é responsável pelo vazio existencial de grande parte das pessoas da nossa sociedade.

Esses são alguns dos diversos fatores que roubam nossa saúde mental.

Por que devemos nos preocupar com a saúde mental?

Quando adoecemos mentalmente, nossa vida simplesmente perde o total sentido.

É a saúde mental que nos possibilita vivermos com sentido, propósito, e bem-estar.

Sem a saúde mental, se inicia os quadros de ansiedade, medo crônico, depressão, estresse, mal-estar e, em alguns casos, dependência química. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, praticamente a metade dos casos de transtornos mentais começa por volta dos 14 anos. Infelizmente, na maioria das vezes eles acabam não diagnosticados e muito menos tratados. E geralmente quando se procura ajuda o problema está agravado.

Esses dados mostram que mais do que nunca é preciso falar sobre o que é saúde mental e levar a psicoeducação para a sociedade.

Isso é importante para que as novas gerações enxerguem este assunto como algo natural, procurando ajuda profissional ao menos sinal de desequilíbrios mentais e emocionais.

Como saber se estou precisando de ajuda?

Você pode desconfiar quando notar que não está mais conseguindo lidar bem com suas emoções ou com o estresse do dia a dia de forma natural. Quando seus pensamentos se tornarem muito confusos.

Pergunte a si mesmo, e analise a resposta:

Eu sei lidar com minhas alegrias e tristezas, com o amor e ódio, com a calma e raiva, com o ciúme e a segurança de forma equilibrada? 

Se a resposta for não, procure um psicólogo, um psicoterapeuta ou um psiquiatra. Eles irão dar orientações claras de como proceder dependendo do seu caso.

Pode ser algo muito simples, que algumas sessões terapêuticas irão resolver.

Ou pode ser algo mais grave, e você precisará se tratar por mais tempo.

Em todos os casos, você verá como valerá a pena conversar com alguém e obter ajuda para ter o bem-estar, o equilíbrio e quem sabe, a alegria de viver de volta.

O importante é você dar os primeiros passos para o seu tratamento, ok?

2 benefícios de ter saúde mental

São inúmeros, mas cito 2 benefícios em se ter saúde mental.

1. Ter saúde mental lhe dá melhores condições de enfrentar os problemas da vida

Quem cuida da mente aprende a administrar seus sentimentos e reações às diversas situações da vida de forma mais natural. 

Os problemas vão desaparecer? Não, mas você aprenderá a enfrentá-los e a lidar com eles de uma forma bem melhor.

Ter saúde mental lhe permitirá gerenciar esses problemas sem que eles tomem conta da sua vida e venham a afetar a sua existência de modo a fazer você desenvolver algum transtorno mental como depressão ou ansiedade crônica.

Por isso a saúde mental é importante.

2. Ter saúde mental lhe ajuda a encontrar sentido de viver

Por meio de terapias e tratamentos adequados você consegue repensar sobre a sua vida, dando mais sentido a ela.

A mente equilibrada pensa e decide melhor e isso afeta a qualidade do seu sentir e agir no cotidiano, levando você ao autoconhecimento e a se redescobrir, como ser especial que todos somos.

Ausência de saúde mental

Se de um lado a saúde mental traz mais sentido e qualidade a nossa vida, a ausência dela acarreta males como:

Depressão

É normal nos sentirmos em alguns períodos tristes ou frustrados por algo que nos aconteceu. Todas as pessoas que passam, por exemplo, pelo luto, se sentem desanimadas e quando não conseguimos realizar uma determinada ação é comum a frustração. 

O problema começa quando essa sensação não vai diminuindo com o tempo. Quando ela persiste a doer em nosso íntimo. 

Quando isso acontece, geralmente vamos perdendo o controle e nossa rotina começa a ficar prejudicada, sem contar o mal-estar que nos invade. 

E na maioria das vezes a pessoa entra no chamado quadro depressivo, onde a tristeza e o desânimo são dominantes. Lembrando que a depressão também reflete em sintomas físicos como cansaço, sono excessivo ou insônia, irritação, entre outros. 

Aqui entra o entendimento do que é saúde mental e a sua importância: a pessoa equilibrada psicologicamente sabe administrar suas dores, tristezas e frustrações. 

Temos muitos artigos sobre depressão aqui. Principalmente como sair da depressão.

Ansiedade

Todos sabemos que em certos momentos a ansiedade aparece em nossas vidas. 

Ela pode ser observada na espera de um emprego, no nascimento de um filho, no resultado de um concurso, na compra de uma casa nova, na véspera do casamento, enfim, em muitas situações apresentaremos o famoso friozinho na barriga e o coração batendo mais forte.

O problema começa quando essa ansiedade é constante no nosso dia a dia. Quando ela se torna crônica. Quando ela nos paralisa diante das situações, impedindo-nos de tomar decisões, por exemplo. 

É como se você vivesse em sobressalto, apresentando sempre o chamado nervosismo. 

Nesse quesito a saúde mental é fundamental para ajudar você a equilibrar sua ansiedade, esperando pelo que está por acontecer e dando continuidade na sua rotina de forma normal e equilibrada.

Aqui está outro artigo importante sobre ansiedade para você.

Dependência química

Muitas pessoas por medo do enfrentamento ou por não saberem lidar com suas frustrações, aflições e ansiedades recorrem à dependência química como válvula de escape para os seus problemas. 

Existe um problema que precisa ser resolvido e é como se mente interferisse promovendo a necessidade de consumir algo para aliviar a tensão. 

Aqui mais uma vez entra a importância em conhecer o que é saúde mental, auxiliando no controle das vontades. 

A saúde psicológica te dá a certeza que você é capaz de enfrentar seus medos e frustrações encontrando os recursos dentro de si mesmo! 

Estresse

Obviamente o estresse constante compromete nossa saúde mental.

Quem adquiriu um controle mental e emocional sabe controlar o estresse. Isso manterá a pessoa em um equilíbrio saudável em meio às exigências que a vida e o trabalho exerce no dia a dia.

Como ter saúde mental?

A nossa saúde mental é guiada por cuidados e mudanças de hábitos no nosso dia a dia.

Sempre falaremos sobre como obter saúde mental todos os dias aqui no Saúde Interior e nas redes sociais.

Abaixo vão algumas sugestões para tornar seus dias mais leves e agradáveis: 

Procure boas companhias

Somos seres sociais e precisamos estar constantemente em contato com outras pessoas para nos comunicar, para nos divertir e principalmente para dialogar de maneira sincera e saudável. 

Por isso, para a saúde mental é essencial estar rodeados de pessoas que gostamos. Evite o isolamento sempre!

Reúna amigos ou familiares para bate-papos, para assistir filme, jogar, enfim, passar um tempo de qualidade com as pessoas que você ama! 

É fundamental que você reforce sempre os vínculos com seus familiares e amigos! Isso nos dá uma sensação boa de forma geral.

Mexa-se!

Práticas de atividades físicas são fundamentais para a saúde mental e do corpo.

É comprovado cientificamente que enquanto movimentamos o corpo liberamos substâncias que nos dão a sensação de bem-estar, como a endorfina

Caminhadas diárias ajudam a relaxar a mente e a exercitar o corpo. Uma boa ideia é reunir amigos semanalmente para jogar futebol, vôlei, fazer trilhas, etc. 

Você estará reunido por pessoas queridas, praticando uma atividade física e cuidando da sua saúde mental. 

Exercite também a mente

Você sabia que estudos afirmam que uma mente ocupada ajuda o corpo a ser mais saudável?

Exercitar a mente com atividades que te dão prazer ajudarão na conquista da sua felicidade. 

Por isso, dedique um tempo para fazer o que você gosta, seja pintura, artesanato, cuidar do jardim, cantar, aprender um novo idioma, tocar instrumento, enfim, são várias alternativas para ocupar a mente de forma prazerosa. 

Invista em uma alimentação saudável

Parece bem estranho o que vou perguntar, mas, você sabia que a alimentação interfere na saúde mental?

Sim, os alimentos têm grande poder em nos proporcionar bem-estar e saúde. Nutrientes como o Ômega-3, vitamina B e D, ferro, zinco, magnésio e aminoácidos podem ajudar em atividades neuroquímicas durante o tratamento de depressão, por exemplo. 

Esse é o resultado de um estudo realizado por Jerome Sarris, psiquiatra da Universidade de Melbourne e integrante da Sociedade de Pesquisa Internacional em Psiquiatria Nutricional.

Procure ajuda profissional regularmente 

Como falamos acima, ao compreender o que é saúde mental iremos visitar um profissional regularmente para ver como ela está, da mesma forma que visitamos um cardiologista ou nosso clínico geral. 

Por isso, psicólogos e psiquiatras devem ser consultados sempre que acharmos que há necessidade.

Também precisamos investir e nos dedicar no tratamento terapêutico indicado em cada caso. 

Viu como é fácil compreender o que é saúde mental e como cuidar dela? Quer ler mais sobre como cuidar da sua saúde? Acompanhe todos os conteúdos do Saúde Interior nas redes sociais. 

Estamos no Facebook, Instagram, canal no YouTube e também em nosso Portal.

Se cuide!

Alex Carnier
Alex Carnier
Após uma depressão, fundei o portal terapêutico Saúde Interior, iniciei a formação em Psicologia Ψ e me tornei um entusiasta da #psicoeducação. Vem comigo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *