fbpx

Qual a diferença entre Psicólogo e Psiquiatra?

Devo procurar um psicólogo ou psiquiatra?

Quando estamos enfrentando algum transtorno mental ou temos tido dificuldades em lidar com questões interiores, precisamos de ajuda profissional. Nesse momento surge uma dúvida comum: devo procurar um psicólogo ou psiquiatra?

Geralmente, psicólogo e psiquiatra trabalham em conjunto no tratamento de um paciente com depressão, por exemplo.

Mas é importante você saber a diferença entre a atuação de cada um deles, e qual deles você deve procurar para obter ajuda.

Quem é o psiquiatra?

O psiquiatra é um profissional com formação em Medicina e especialização em psiquiatria.

psicólogo e psiquiatra

Ele é especializado na prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais e compreende os aspectos neurológicos de uma depressão.

É o psiquiatra que pode receitar e iniciar com você um tratamento medicamentoso, como por exemplo antidepressivos e ansiolíticos para auxiliar no tratamento da depressão.

E esqueça esta história de que o psiquiatra trata apenas de “loucos”. Ele pode sim tratar pessoas com esse tipo de transtorno, mas isso não é tudo o que ele faz.

A psiquiatria hoje em dia lida com diversos transtornos mentais em pessoas comuns como eu e você. Portanto, livre-se do preconceito e procure este profissional o quanto antes.

Já o psicólogo é um profissional com formação em Psicologia, ciência que estuda o comportamento humano, considerando seus aspectos biológicos, afetivos, cognitivos e sociais.

psicólogo e psiquiatra

Com ele você poderá fazer terapia que irá lhe ajudar a compreender as raízes das suas questões emocionais e psicológicas, bem como se autoconhecer e identificar possíveis complexos e traumas.

Há diversas linhas terapêuticas na psicologia. A mais disseminada é a psicanálise, do famoso médico austríaco Sigmund Freud. O profissional desta linha terapêutica é chamado de psicanalista.

Devo procurar um psicólogo ou psiquiatra?

A resposta é: os dois!

Para que seu tratamento seja completo, o ideal é que você agende consulta com o psicólogo e também com o psiquiatra, ok?

Se cuide!

Alex Carnier
Alex Carnier
Após uma depressão, fundei o portal terapêutico Saúde Interior, iniciei a formação em Psicologia Ψ e me tornei um entusiasta da #psicoeducação. Vem comigo!
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Comente aqui o que achou do artigo!x
()
x