Dia Mundial da Saúde Mental: como se cuidar?

O Dia Mundial da Saúde Mental é um movimento que vem reforçar que precisamos falar sempre sobre a existência dos transtornos mentais, suas formas de prevenção e necessidade de tratamento.
A Organização Mundial da Saúde estima que:
- 1 bilhão de pessoas sofrem com algum tipo de distúrbio no mundo,
- a depressão afeta mais de 300 milhões de indivíduos,
- em 2030 a depressão será a doença mais comum no planeta.
Além da depressão, outros distúrbios mentais comuns são a ansiedade, transtorno afetivo bipolar, esquizofrenia, transtorno obsessivo-compulsivo e estresse pós-traumático. Eles estão entre as principais causas de afastamento do trabalho.
Quer saber mais sobre o Dia Mundial da Saúde Mental e como você pode se cuidar? Preparei um post para falar especialmente sobre esse tema. Confira.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
Como surgiu o Dia Mundial da Saúde Mental?
O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado mundialmente em 10 de outubro. A data foi criada em 1992 pela World Federation for Mental Health.
Um de seus objetivos é conscientizar a sociedade sobre a importância e a necessidade de se falar de forma mais abrangente e contínua sobre os riscos que envolvem a falta de cuidado.
A data também visa informar e educar sobre o tema.
Por muito tempo, criou-se uma ideia de que cuidar da saúde, consultar um psicólogo ou um psiquiatra era apenas para pessoas que se encontram desajustadas. O tratamento estava associado às perturbações e até à loucura.
O Dia Mundial da Saúde Mental visa então quebrar paradigmas e tabus educando a população sobre a importância desse cuidado para toda e qualquer pessoa.
Como cuidar da saúde mental?
Vivemos em constantes situações emocionalmente desafiadoras e estressantes. Entre elas podemos citar:
- conflitos familiares,
- crise política e econômica,
- a instabilidade financeira que afeta a todos,
- excesso de trabalho,
- relacionamentos abusivos ou tóxicos,
- a incessante corrida contra o relógio,
- o medo de perder o emprego que nos invade,
- a pressão tóxica no ambiente de trabalho.
Uma ou mais dessas situações fazem com que 86% dos brasileiros apresentem algum tipo de transtorno mental (OMS).
Então, é preciso compreender que a presença desses problemas significa um impacto negativo importante na saúde.
Para cuidar da saúde mental não é necessário estar com um transtorno de ansiedade, de depressão, ou um transtorno bipolar. Você pode prevenir o desenvolvimento de sintomas mentais graves como esses antes que eles apareçam.
A proposta do Dia Mundial da Saúde Mental é justamente conscientizar as pessoas sobre esses cuidados com a saúde mental no dia a dia, para prevenir os distúrbios.
As dicas para isso são:
Alimente-se bem
Você sabia que a alimentação pode impactar positiva ou negativamente na sua saúde mental?
Segundo publicação da Associação Brasileira de Nutrição, aderir a refeições ricas em verduras, frutas, grãos sem terem sido processados, peixes e mariscos, pode reduzir em até 35% o risco de depressão.
A mesma publicação informa que não tomar a quantidade correta de água diariamente, o consumo de substâncias alcoólicas, cafeína e tabagismo favorecem os sintomas de ansiedade.
Portanto, alimente-se de forma equilibrada e nutritiva.
Priorize seu sono
Uma noite bem dormida é essencial para o corpo descansar, repor as energias e para o cérebro se reorganizar.
Por isso, é preciso criar uma rotina de sono, indo dormir e acordando diariamente no mesmo horário.
Por outro lado, ficar sem dormir ou manter uma rotina de má qualidade pode alterar os níveis de neurotransmissores, como a serotonina e melatonina, além de aumentar a produção do hormônio de estresse, influenciando no equilíbrio emocional e afetando a saúde mental.
Geralmente, a insônia está relacionada a transtornos, como ansiedade e vice-versa.
Faça atividades físicas
A atividade física é essencial para o corpo e mente.
Tratando-se de saúde mental, durante a prática de exercícios físicos o organismo produz naturalmente mais serotonina e endorfina.
Essas substâncias são neurotransmissores que ajudam a promover a sensação de bem-estar e ajudam a reduzir os níveis de estresse e ansiedade.
Tenha momentos de lazer
O lazer não é apenas momentos de diversão, ele também ajuda a proteger a saúde mental.
Um estudo comparou a prevalência de transtornos mentais comuns em dois grupos de pessoas. Um deles praticava regularmente atividades de lazer e o outro não.
A ocorrência de alterações mentais no grupo que não dedicava o seu tempo a atividades prazerosas era quase duas vezes maior em relação ao outro grupo.
Desenvolva o autoconhecimento
O autoconhecimento é uma poderosa ferramenta de enfrentamento e também para ajudar a solucionar questões que nos incomodam.
Saber identificar as situações que nos causam desconfortos, estresse, medo, insegurança e aprender a lidar com elas é também uma forma de preservar o controle e o equilíbrio mental.
Passe tempo com as pessoas que ama
Um dos momentos mais prazerosos da vida é estar próximo das pessoas que amamos, seja o nosso cônjuge, pai, mãe, filho, ou outro familiar, desde que a relação seja saudável.
Essa proximidade acelera em processos psicológicos associados ao bem-estar, aconchego, segurança e prazer, sensações fundamentais para a saúde.
Faça terapia
A terapia atua como ferramenta preventiva nos cuidados com o bem-estar e como alternativa complementar para o tratamento dos transtornos já desencadeados.
Ela ajuda o paciente a desenvolver o seu autoconhecimento, possibilitando que ele consiga identificar e administrar suas emoções e sentimentos.
Essa descoberta ajudará também em mudanças comportamentais, motivando a pessoa a inserir no seu dia a dia pequenas atitudes, como as que vimos, que ajudarão a manter a saúde mental.
Como já falamos, por muito tempo a terapia foi rodeada de preconceitos, e o Dia Mundial da Saúde Mental veio conscientizar a sociedade sobre a necessidade de buscar informação, vencer tabus e se cuidar.
Muitas vezes nosso corpo e nossa mente dão sinais de que não estamos bem e só recorremos à psicoterapia quando os sinais de transtornos, como a depressão, ansiedade ou síndrome do pânico, já estão avançados.
Se o psicólogo fosse procurado regularmente muitos distúrbios seriam prevenidos e evitados.
A prevenção e o cuidado são as melhores formas de manter corpo e mente saudáveis.
Agora que você conferiu algumas dicas para cuidar da sua saúde mental, que tal continuar a leitura e descobrir o que causa depressão?