Já começo esse texto respondendo à pergunta do post: sim, insônia e ansiedade andam de mãos dadas e causam grandes transtornos para a vida.
Dormir é uma necessidade orgânica que possibilita a recuperação das energias e o descanso, tanto físico como mental.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o distúrbio do sono afeta 40% dos brasileiros e 45% da população mundial.
A Associação Brasileira de Medicina do Sono mostra que 60% da população, no Brasil, dorme menos de 7 horas por noite.
Neste post, apresentarei a você a ligação íntima entre a insônia e a ansiedade. Continue lendo para saber como superar esses dois inimigos da saúde mental.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
Antes de nos aprofundarmos no assunto, me siga lá no Instagram e receba inspiração diária para uma vida de bem-estar. 😉
Ah... Caso esteja buscando ajuda profissional para superar a depressão, a ansiedade ou outro sofrimento emocional, conheça o consultório de psicoterapia online do Saúde Interior.
Através do atendimento individual ajudamos você a ter mais saúde mental e qualidade de vida.
Agora vamos ao conteúdo...
A insônia é um problema caracterizado pelas dificuldades que as pessoas têm em iniciar e manter o sono.
Se você enfrenta essa dificuldade pelo menos 3 vezes por semana e por 3 meses consecutivos, é preciso procurar um profissional especialista em sono, pois provavelmente você sofre de insônia.
Se o seu sono não chega em 30 minutos após se deitar, ou se você acorda muitas vezes durante a noite, é importante ficar atento a essa situação.
A ansiedade é uma preocupação excessiva e crônica sobre um problema futuro dos mais diversos temas do dia a dia, gerando uma tensão emocional e física acima do normal.
Infelizmente, o Brasil possui quase 19 milhões de pessoas com esse problema, o que o coloca na liderança mundial com relação a esse assunto, segundo dados da OMS.
Os sintomas da ansiedade são variados, porém, alguns sinais são mais perceptíveis, tais como:
Como já mencionado, a relação entre elas é muito maior do que se imagina.
As pessoas que sofrem de ansiedade crônica geralmente também têm insônia.
Quem é ansioso tende a ser centralizador e perfeccionista, levando para a cama as tensões e tudo aquilo que não conseguiu resolver durante o dia – daí a falta de sono e o “fantasma” das preocupações durante a noite.
Também não é raro que os insones desenvolvam as crises de ansiedade, pois a falta de descanso adequado torna o organismo muito debilitado, desregulando os sistemas de autocontrole naturais do corpo, fazendo as crises acontecerem.
Procurar por ajuda profissional sempre é uma excelente opção quando se percebe que algo não corresponde com a normalidade.
Portanto, quanto antes essa atitude for tomada melhor, evitando que o estado se agrave e seja possível encontrar meios para combater esses problemas sem que eles se tornem crônicos.
A insônia tem cura e precisa ser diagnosticada da maneira correta para que o tratamento surta efeito.
Para ajudar você a saber a gravidade da sua insônia, faça o Teste de Insônia aqui do portal Saúde Interior. 100% gratuito.
Acesse o teste aqui, ele o ajudará a saber mais a respeito do seu sono e se é hora de procurar ajuda.
Já a ansiedade é um estado emocional que vai exigir que a pessoa aprenda a lidar com os problemas do dia a dia de uma maneira mais natural e equilibrada.
Isso porque, tecnicamente falando, ansiedade não tem “cura”.
A ansiedade é um mecanismo natural do organismo que nos prepara para enfrentarmos os desafios da vida. Sem a ansiedade ficaríamos apáticos diante dos problemas – e não é isso que você quer.
Você quer ter a energia e o foco que a ansiedade boa nos dá para solucionar os problemas que a vida nos apresenta.
Então a ansiedade é até certo ponto boa, mas ela precisa ser controlada para que não se torne um transtorno mental – uma ansiedade grave que gera sofrimento desnecessário e nos atrapalha ao invés de ajudar.
Apesar de não possuir cura, as crises de ansiedade podem ser evitadas, ou pelo menos diminuídas, possibilitando uma vida saudável e com qualidade.
O melhor caminho é buscar por alternativas imediatamente e contar com profissionais capacitados é a melhor opção.
Você pode fazer outro teste gratuito, o Teste de Ansiedade e Estresse aqui mesmo no nosso site.
Com ele você poderá fazer uma auto avaliação do nível de intensidade dos seus sintomas de ansiedade.