Sintomas de depressão: aprenda a identificar os 19 sinais possíveis da doença
A depressão que assola o Brasil e o mundo já se tornou uma epidemia. Mas como identificar os reais sintomas de depressão?
Conheça os 19 sinais da doença comprovados pela psiquiatria e neurologia da modernidade.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
Introdução
A depressão já faz parte de pelo menos 11 milhões de brasileiros, e os números não param de crescer.
Neste cenário, as pessoas buscam respostas, diagnósticos e o que fazer para enfrentar o problema.
Hoje já são conhecidos 19 sintomas do estado depressivo. Conhece-los o ajudarão a dar o primeiro passo para sua recuperação.
Mas o que é depressão?
Depressão pode ser facilmente compreendida como uma doença que gera falta de energia física e psíquica numa pessoa.
Mas esta é uma definição simplista inicial.
O psiquiatra no diagnóstico de depressão
Aqui no saudeinterior.org procuramos sempre fornecer um conteúdo sério.
E sério quer dizer comprometido com a integridade e veracidade das informações, coerência com as ciências médicas e psicológicas e um cuidado ético para com as pessoas.
Não somos ufanistas (sonhadores tolos), e nem derrotistas (pessimistas chatos). Trabalhamos com a verdade dos fatos e com a experiências das pessoas.
Por isso quero enfatizar a importância do psiquiatra no diagnóstico de depressão.
Este artigo visa dar um esclarecimento prévio dos sintomas de depressão, e não o diagnóstico. Este diagnóstico só pode ser feito por um profissional capacitado: o médico psiquiatra.
Procure-o para ser orientado de forma personalizada e profissional.
Tristeza comum é diferente de Depressão: saiba separar!
Precisamos também esclarecer uma coisa:
É verdade que há muita gente com depressão.
Mas também há muita gente que está apenas com uma tristeza comum.
Como saber em qual estado nos enquadramos?
O primeiro fator é a duração dos sintomas.
Geralmente, se sentir alguns sintomas abaixo, mas eles durarem menos de 3 semana, fique tranquilo: isso será apenas uma tristeza comum. Ela passará naturalmente.
A tristeza é um sentimento natural e saudável
Sim, eu disse saudável!
Vivemos hoje no que Guy Debord chamou de sociedade do espetáculo, que prega insistentemente que todos devem ser felizes e bonitos o tempo todo. Se você está triste as pessoas acham que está com algum problema.
É como se todos devêssemos viver como se fôssemos a Barbie ou o Ken.
Nada mais (desculpem a palavra) idiota.
O nosso desenvolvimento enquanto seres humanos passa, necessariamente, pela tristeza eventual.
É nela que repensamos nossas atitudes, refletimos sobre a vida que estamos levando, redefinimos o que queremos dela, e mudamos de rota se necessário.
Isso se chama viver!
Não pense que por passar momentos de tristeza você está com depressão. Simplesmente ocorreram fatos em sua vida que o levaram a sentir isso.
Normalmente a tristeza passa, você supera estes fatos, corrige a rota de sua vida, e ela volta a ter aquele belo colorido novamente.
Então não fique triste por estar entristecido. Isso significa que você é um ser humano normal, e não uma barata sem alma. 🙂
Extraia da tristeza o que ela nos oferece de melhor: a chance de repensarmos nossa vida.
E como saber se estou com depressão?
Apenas no caso de você apresentar 5 ou mais sintomas abaixo durante mais de 3 semanas é que você deve começar a pensar na probabilidade de estar mesmo com depressão.
No final do artigo você saberá o que fazer se apresentar este quadro, ok?
Quais os sintomas da depressão?
Bom, depois dos esclarecimentos prévios, vamos aos sintomas de depressão.
Dentre todos eles, 3 são os principais:
Sintoma de depressão 1
Humor deprimido
Estar pra baixo, “de baixo astral”, melancólico geralmente é rotina para o deprimido. Dificilmente se vê alegre com a vida.
Sintoma de depressão 2
Perda do interesse, apatia
Vontade de não fazer nada. Para o deprimido muitas coisas “tanto faz como tanto fez”, não se sente motivado a ter uma postura pró-ativa da vida.
Sintoma de depressão 3
Fadiga e sensação de cansaço
Uma característica comum no deprimido é o cansaço. Ainda nem chegou o meio dia, e o deprimido já se sente fadigado. O trabalho não rende, e ele conta as horas para acabar o dia simplesmente para chegar em casa e se afundar no sofá.
Se sentir estes 3 sintomas ao mesmo tempo por mais de 3 semanas, as chances são grandes de estar em um quadro depressivo.
Outros sintomas de depressão
Além dos principais sintomas de depressão citados acima, outros 16 podem ser vistos como sinais da doença.
Sintoma de depressão 4
Auto-estima baixa
O deprimido tem uma imagem distorcida e negativa de si mesmo. Não gosta da sua aparência ou outra característica pessoal, e não consegue encontrar valor naquilo que faz.
Sintoma de depressão 5
Alterações de peso
Engordar ou emagrecer devido a alterações de apetite. É comum vermos deprimidos com aumento de peso, pois comer se torna uma fuga para as dores da alma.
Sintoma de depressão 6
Ansiedade e angústia
Viver agitado e ansioso, mesmo sem um motivo que justifique é um dos sintomas de depressão. A angústia ocorre em detrimento do ponto de vista distorcido que a depressão dá à vida.
Isso ocorre porque grande parte dos transtornos depressivos tem origem nos Transtornos de Ansiedade.
Leia um artigo sobre sintomas de ansiedade aqui.
Sintoma de depressão 7
Irritabilidade
A dor interior constante faz com que o deprimido tenha uma baixa tolerância às frustrações do dia a dia. Uma simples fechada no trânsito, por exemplo, é motivo para uma explosão de nervos. Apesar do trânsito intenso nas grandes cidades gerarem por si só irritabilidade, no deprimido isso é o estopim de uma grave situação de descontrole emocional.
.
Sintoma de depressão 8
Vazio e desesperança
É quando a vida perde o sentido. Os aspectos psicológicos e hormonais da doença causa um vácuo emocional no deprimido, que não vê esperança de recuperação e para as dificuldades naturais da vida.
Sintoma de depressão 9
Maior esforço para realizar atividades
anteriormente fáceis de serem realizadas
Tudo fica muito mais difícil de ser realizado. Mesmo aquilo que antes era algo corriqueiro para o deprimido. A sensação é que andamos com uma tonelada nas costas, ou com pesos nos pés. O resultado disso é uma vida “em câmera lenta”, com baixa performance principalmente no trabalho.
Sintoma de depressão 10
Medo e insegurança
Medos irracionais, sem motivos, começam a brotar no coração do deprimido. A sensação de insegurança também envolve os aspectos sociais. Não se fica mais à vontade em ambientes não familiares como festas, reuniões e trabalho.
Como citado acima, a depressão pode ter origem na ansiedade, e pode ter herdado esse sintoma dela.
Leia um artigo sobre sintomas de ansiedade aqui.
Sintoma de depressão 11
Dificuldade de sentir prazer em atividades anteriormente prazerosas
Neste sintoma de depressão, o deprimido perde o prazer em fazer atividades que gostava. Aquele seriado perde o sentido. Não faz questão daquele restaurante que sempre ia. Os hobbies antes praticados perdem o sentido.
Sintoma de depressão 12
Sentimento de culpa desproporcional
Se sentir culpado em demasia por questões pequenas, ou por situações nas quais não há culpa é um dos sintomas de depressão. Quando a culpa de fato existe (como um erro no trabalho que causou um prejuízo, por exemplo), o deprimido mergulha na culpa, não consegue se perdoar, e nem dar uma solução adequada para seu erro.
Leia um artigo completo sobre 9 situações que causam Sentimento de Culpa e como lidar aqui.
Sintoma de depressão 13
Alterações de sono
Aqui o sintoma é tanto dormir demais como dormir de menos. Dormir muito é uma forma de “fugir” dos problemas. E dormir menos é em detrimento da ansiedade, irritabilidade, etc.
Sintoma de depressão 14
Diminuição do apetite sexual
Devido à apatia, o deprimido também não tem mais o interesse sexual que antes tinha. Outro fator que causa o desinteresse sexual é a dificuldade relacional que a depressão causa à pessoa.
Sintoma de depressão 15
Dificuldade em atenção e concentração
Aqui o deprimido está sempre desligado, alheio ao que se passa ao seu redor. No trabalho este sintoma causa graves prejuízos se não tratado adequadamente.
Sintoma de depressão 16
Esquecimentos frequentes
A memória começa a falhar. Parece que o cérebro já não funciona com a rapidez e sagacidade de antes.
Sintoma de depressão 17
Vontade de “deixar de viver”
Apesar deste sintoma ainda não ser pensamentos suicidas, o deprimido aqui começa a não ver mais razão de existir. A culpa, a apatia e o desinteresse gerais nas coisas o faz pensar que se ele deixar de viver o mundo continuará o mesmo.
Sintoma de depressão 18
Ideias de suicidio
Este é um dos mais perigosos sintomas de depressão. Quando a vontade de “deixar de viver” não é trabalhada adequadamente, o sintoma evolui para as ideias de suicídio. Infelizmente em muitos casos o deprimido tenta se matar de fato. Nesta fase é necessário intervenção familiar, terapêutica e médica.
Sintoma de depressão 19
Dores pelo corpo (e outros sintomas clínicos)
Aquelas dores que os médicos nunca encontram a causa. Os exames diagnósticos não apontam nenhum problema, mas o deprimido ainda sente dores diversas pelo corpo.
O que fazer se estiver com sintomas de depressão
Procure imediatamente um médico psiquiatra.
Caso perceba que você (ou um conhecido seu) se enquadre dessa forma, com 5 ou mais destes sintomas por mais de 3 semanas, deve procurar ajuda profissional.
Se consulte com o psiquiatra de sua confiança para que ele faça o diagnóstico assertivo.
Se cuide, ok? Não deixe isso para depois.
Ele irá lhe dar os próximos passos para vencer esta doença, e aumentar muito sua qualidade de vida.
Escrevi um artigo com título “Estou com depressão, os primeiros passos para a cura”, baseado na minha experiencia pessoal com esta doença. Leia ele aqui.
E se eu estiver realmente mal?
Eu sei bem como é não ter energia para nada. Nem para procurar um médico.
Mas sei também que existem aquelas janelas de energia que aparecem no seu dia a dia. Aqueles momentos em que você, surpreendentemente, não se sente tão mal.
Essa é a hora de agir!
Quando chegar este momento, peça ajuda para um parente ou amigo.
Reuna forças, fale com um alguém que possa lhe ajudar a procurar e se consultar com um médico psiquiatra.
(Caso ele não saiba nada sobre depressão mostre a ele este e outros artigos do saudeinterior.org)
Uma última palavra sobre os sintomas de depressão
Encare os sintomas de depressão com esperança.
Sim, esperança!
Ao nos vermos em alguns dos sintomas de depressão acima, temos a tendência de ficar… ainda mais deprimidos!
Pensamos: “chegou o fundo do poço, estou mesmo com depressão!”
Mas mantenha a serenidade.
Lhe encorajo a trabalhar com estes sinais da forma oposta refletindo consigo mesmo no seguinte:
- A auto-educação é o primeiro passo para você sair do estado depressivo.
- Os sintomas estão lhe mostrando de onde vem seu sofrimento.
- Você está aprendendo sobre si mesmo, e isso melhora as chances de recuperar sua vida!
Talvez você seja daquelas (muitas) pessoas que esteve sofrendo de depressão sem saber. E agora você, de posse destas informações iniciais, pode começar a solucionar esta dor!
Tudo aqui no Saúde Interior foi feito para lhe dar esperança e lhe ajudar a melhorar.
Conhecer os sintomas de depressão é o primeiro passo. Insisto: procure um médico, e inicie logo o seu tratamento.
Se cuide, e fique em paz!
Tive pânico, agora tenho todos sintomas de depressão
O primeiro passo é identificar que possui um problema, Heloísa. Parabéns pela coragem.
Agora procure um psicólogo e um psiquiatra para iniciar o seu tratamento imediatamente.
Um abraço e se cuide!
so em ler ja me ajudou bastante.
Boa noite
infelizmente ja estou em um estagio bem avançado, acredito sem cura
Olá Marly, procure um psiquiatra imediatamente, ok? Com certeza você pode superar a depressão com a ajuda dele.
Se cuide!
Sofro dessa depressão que está piorando…faço terapia 1 vez por semana. Tomo fluoxetina diazepan. O psiquiatra é de 3 em 3 meses. Já perdi todas vontades…as vezes deito tomo diazepan..para dormir..dormi dois dias seguidos. Moro sozinha sinto que sou estorvo para meus filhos. Ninguem quase me procura. Quero viver. Mas me isolo. Nao tem mais jeito..cheguei no fim da linha. Mais de 30 anos…nao saio disso..me sinto sufocada com raiva de mim. Ja nao me alimento direito. Ate para beber agua nao quero sair da cama. Eu nao tenho dinheiro para pagar particular. Eu estou cansada de viver de favor.De… Read more »
Olá GM, Compreendo o seu sofrimento. Vivi isso e o sentimento é muito semelhante. Se você está tendo acompanhamento profissional, está no caminho certo. Acredito que pode fazer uma coisa que irá tirar grande parte da carga emocional que está sentindo: > Não se culpe e tenha paciencia consigo mesma e com a vida. Busque forças nos seus valores mais nobres e na ideia do divino. Isso irá te dar uma base de sustentação nos momentos mais difíceis. E leia o artigo http://saudeinterior.org/como-sair-da-depressao/ Lá dou diversas orientações para que você supere esta doença. Se cuide com carinho. Você é importante.… Read more »
Já luto com isso a 17 anos e agora faz 7 meses que meu filho foi assassinado então piorei 100 % estou cansada ?
Dilma, eu sinto muito pela sua perda. Por favor, peça ajuda profissional de um profissional de saúde mental para lhe ajudar a superar o seu luto. O SUS também possui atendimentos terapêuticos através dos CAPS. Só não enfrente isso sozinha, ok? Se cuide.