Como controlar a ansiedade na pandemia: confira 3 dicas
Isolamento, medo e aflição. Esses são sentimentos constantes atualmente e levam as pessoas a buscarem por alternativas para aprender como controlar a ansiedade na pandemia.
O G1 traz um levantamento realizado pelo buscador mais usado do mundo, o Google, apontando que em junho de 2020 houve um recorde significativo na quantidade de pesquisas envolvendo termos relacionados a esse transtorno.
Outra pesquisa realizada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ainda no ano passado, e postada no jornal Agência Brasil, informa que 80% da população brasileira estava mais ansiosa em virtude da pandemia.
Nesse contexto de incertezas, aumentou consideravelmente a busca por ajuda para cuidar da saúde mental.
Para ajudar você, nesse artigo eu vou lhe explicar por que nossa mente reagiu à pandemia dessa forma, qual a diferença entre “ansiedade comum” e um “transtorno de ansiedade”, e lhe darei três dicas práticas para controlá-la na pandemia.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
O aumento da ansiedade na pandemia
Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde confirma que a ansiedade é o transtorno mental mais presente nesse período pandêmico.
Alguns números desse levantamento apontam que:
- 86% dos entrevistados sofriam de ansiedade,
- 45,5% de transtorno de estresse pós-traumático,
- 15% de depressão.
Outro dado importante é que durante a pandemia aumentou o uso de bebidas alcoólicas e outras drogas, da mesma forma que cresceu a procura pelos profissionais e serviços de saúde mental.
Isso porque as pessoas estão buscando formas de entender como controlar a ansiedade na pandemia.
Por isso não se sinta culpado por estar mais ansioso. Todos estão sendo impactados de alguma forma pela pandemia.
Basta sabermos como reagir a isso da melhor maneira possível.
Por que sentimos ansiedade?
A ansiedade é uma reação normal do ser humano diante de algo inesperado e todos nós, em grau maior ou menor, apresentamos esse quadro.
Existem várias situações da nossa vida que podem nos deixar ansiosos, como, por exemplo:
- mudança de emprego ou cidade,
- casamento,
- nascimento de filhos,
- realizações de provas,
- e, claro, uma pandemia que afeta o mundo todo.
Esse friozinho na barriga que a gente sente, geralmente, não é bom, mas passa assim que a situação que tememos é realizada. É o que eu chamo de “ansiedade comum”.
A ansiedade patológica (a doença) é diferente. Essa aqui prejudica as nossas vidas de uma maneira muito maior.
A ansiedade patológica se diferencia da ansiedade comum por 3 motivos principais:
- Ela é constante, gerando estresse na mente e no organismo;
- Ela nos impede de realizarmos nossas tarefas rotineiras;
- Ela causa um sofrimento desproporcional aos problemas da vida.
Esses sintomas podem nos levar ao pânico e à depressão.
Essa é a ansiedade que queremos eliminar, controlando nossa mente e nosso organismo para que a ansiedade comum não se transforme em um “transtorno de ansiedade”.
A boa notícia é que é possível controlar a ansiedade patológica por meio de uma rotina saudável, acompanhamento terapêutico e algumas medidas que contribuem para a saúde mental, ainda que em tempos instáveis de pandemia.
Como controlar a ansiedade na pandemia?
Apesar de já estarmos há mais de ano convivendo com a pandemia, ela pegou a todos de surpresa.
Ela trouxe o medo de ficarmos doentes, de morrer, de perder entes queridos, de perder o emprego ou renda, além de nos deixar em quarentena, muitas vezes distantes de quem amamos.
Não existe uma receita pronta que nos ensine a como controlar a ansiedade na pandemia, mas existem algumas dicas que podem melhorar a sua saúde mental e lhe ajudar a suportar esse período de uma forma muito melhor:
Faça atividade física diariamente
É como eu sempre digo aqui: atividade física é o calmante natural. E 100% gratuita!
Ela nos ajuda na promoção do bem-estar físico e mental.
Ao realizarmos uma atividade física, o organismo libera a serotonina e a endorfina, neurotransmissores ligados à sensação de bem-estar e ao humor, aliviando a tensão e melhorando o mau humor.
Além desses hormônios serem essenciais para promover o bom funcionamento do corpo, enquanto estamos em movimento a tendência é de deixar pensamentos de medos e sentimentos ruins de lado. A gente fica focado na atividade e podemos dar uma trégua ao nosso cérebro castigado pelos pensamentos catastróficos.
Durante uma caminhada, por exemplo, o corpo se movimenta e a mente se harmoniza, principalmente se ela for realizada em meio à natureza.
Meditação e autorrelaxamento
Para quem está procurando formas de entender como controlar a ansiedade na pandemia, a meditação é uma técnica que ajuda a focar no aqui e agora.
Meditando aprendemos a controlar e acalmar nossos pensamentos, o que reduz o estresse e o estado de ansiedade.
Essa prática também nos leva ao autoconhecimento, a disciplinar o pensar e promove o relaxamento físico e mental.
A dica é utilizar alguma meditação guiada por cerca de 8 minutos por dia. Há muitas delas no YouTube, por exemplo.
Ajuda de um profissional de saúde mental
Quando o medo bate e o pânico começa a tomar conta, uma das formas mais eficazes de controlar a ansiedade é buscar ajuda profissional.
E aqui eu me refiro aos psicólogos e psiquiatras.
Inclusive, esses profissionais estão realizando os atendimentos online, seguindo os protocolos de isolamento, mantendo a eficácia do atendimento presencial.
Agora que você já entendeu melhor o que acontece dentro de você, lhe convido a realizar um teste de ansiedade e estresse que ajudará na avaliação dos seus sentimentos e do seu estresse, lhe dando uma orientação do que fazem em seguida.
Se cuide!