fbpx

Como não enlouquecer na quarentena? 6 dicas práticas!

Como não enlouquecer na quarentena

“Alex, como não enlouquecer na quarentena?” Foi um que me perguntaram no Instagram um tempo atrás, e eu respondi através dos meus stories.

E esse artigo é uma tradução daquilo que eu escrevi lá.

São seis dicas muito práticas para gente pode fazer nessa quarentena, nessa pandemia, e evitar que a gente perca o equilíbrio psíquico.

Coisa muito simples, você vai ver. Elas podem te poupar de transtornos mentais e de outros problemas, ok?

Vem comigo!

Dica 1 de como não enlouquecer na quarentena:

Arrume uma rotina, a começar com o horário de acordar.

Deixe-me explicar uma coisa pra vocês: o nosso cérebro tem configurações de funcionamento diferentes de acordo com o momento do dia e de acordo com a atividade.

Quando você está dormindo, o cérebro está numa configuração própria para você dormir melhor.

Já quando você está lá no seu trabalho, no meio do dia, produzindo, muita coisa no seu cérebro muda, até a química dele muda!

E é por isso que nós precisamos de rotina!

A rotina vai fazer com que esses blocos de atividades diferentes sejam previsíveis para sua mente.

Quando você não tem rotina, sua mente não sabe o que está acontecendo direito.

Por exemplo:
Vamos dizer que você não tem um horário certo para trabalhar, e às vezes trabalha até tarde, às vezes trabalha de madrugada e às vezes trabalha de dia.

No momento que você está ali trabalhando de madrugada, sua mente está sonolenta. Por que? Porque você falou para ela na noite anterior que de madrugada era para ela dormir.

Então ela, sua mente, fica confusa! É como se ela gritasse: “Você quer você quer que eu trabalhe agora ou que eu durma? Não entendo!”

Isso desconfigura todo seu cérebro!

É por isso que a rotina é extremamente importante para a sua saúde mental, e física também.

Então a primeira dica: defica horários de dormir e acordar, tá bom?

Dica 2 de como não enlouquecer na quarentena

Arrume sua cama e troque o pijama

A razão dessa dica é pelo mesmo motivo da dica 1.

Quando você acorda, arruma sua cama, tira o pijama e coloca uma roupa de trabalho, você está dando um sinal para sua mente.

Você está falando para ela: “Bom dia, querida, agora você vai mudar sua configuração, ok? Você vai começar a produzir, e eu vou exigir mais de você, e preciso que você corresponda!”

É esse sinal que você dará para sua mente se ao acordar, arrumar a cama e trocar de roupas.

Perceba que é bem diferente se você ficar de pijama o dia inteiro e querer produzir de pantufas! A sua mente também não vai entender!

Ela vai ficar te dizendo o dia todo: “Você está me dando um sinal que é para eu dormir, você quer que eu trabalhe? Se decida, poxa!”

Entende o que eu quero dizer?

Então troque o pijama, isso vai fazer bem para você.

E arrumar a cama tem um benefício além, que é você conseguir cumprir a primeira tarefa do dia logo na primeira hora. Além de você manter seu espaço mais organizado, o que gera muitos benefícios  para sua saúde mental.

Eu escrever um artigo só sobre os benefícios de arrumar a cama pelas manhãs! 🙂

Recapitulando…

Até agora as dicas são: 1) hora de acordar, 2) acordou arruma a cama e troque o pijama…

Dica 3 de como não enlouquecer na quarentena

Faça caminhadas diárias!

Essa atividade física ela vai reequilibrar essa química que eu falei do seu cérebro.

Faça isso pelo menos três vezes por semana durante meia hora. Não fomos criados para ficar parados, nosso corpo e mente funciona bem em movimento.

Se você não se movimenta você vai ter problemas! Não é questão de SE, é questão de QUANDO. Pode ser daqui a um mês, pode ser daqui a cinco anos, pode ser daqui a 30 anos, mas se você não se movimentar, não fazer exercício, vai vir a fatura depois!

Então esse exercício é muito importante ainda mais em tempos de quarentena. Então se você não está em look down, ou se você pode sair na rua, ponha a máscara e faça caminhadas.

Só de você sair de casa e colocar o corpo em funcionamento vai ajudar você muito nesse equilíbrio psíquico e físico beleza?

Não precisa ser apenas caminhadas

Quando falo de caminhadas, estou falando para maioria de nós. Porém, se você é um atleta, se você tem um esporte específico, continue praticando esse esporte.

O importante é que haja uma atividade física constante na sua rotina.

Dica 4 de como não enlouquecer na quarentena

Evite overdose de notícias e discussões improdutivas

Se você deixar, você fica ouvindo sobre COVID e sobre política o dia inteiro!

Nas redes sociais, nos sites, na TV, nas conversas… tudo está falando sobre o COVID e a loucura que está acontecendo lá em Brasília.

Dose isso!

Não é para você se alienar. É para você dosar e definir um horário do dia para você ver notícias.  Do contrário, aquilo vai te sobrecarregar de energia ruim e vai te fazer mal.

E sobre discussões políticas, eu recomendo que você as tenha. Não importa se você é de esquerda, de direita, de cima, de baixo.

Porém cuidado com os fanáticos! Existem fanáticos em todos os espectros políticos. Esse tipo de pessoa costuma nos ofender, e levar a discussão para o lado pessoal. São pessoas que não sabem debater e vão sugar sua energia, te deixando chateado. Então evite essas pessoas!

Tenha discussões políticas com quem tem condições de conversar numa boa. Discussões agradáveis, democráticas, ok?

Dica 5 de como não enlouquecer na quarentena

Arrume algo útil para fazer!

Se você está trabalhando, defina uma meta no seu trabalho, e vá atrás dessa meta!

Se você tá trabalhando dentro de casa, mesma coisa!

Se está de férias ou foi dispensado ou está desempregado ou desempregada… mesma coisa! Nesses casos, sua meta é atualizar seu currículo, fazer uma prospecção e arrumar um emprego. Essa é sua meta!

Se você está de boa, está de férias, você também precisa de um projeto. A nossa mente precisa disso!

Que tipo de projeto?

Arrumar o jardim, o seu jardim está lá com as folhas tudo seca, tá tudo morrendo lá, e você sempre reclamou que não tinha tempo para isso, agora é o seu tempo, ou mudar o  layout da sua casa, ou, como eu, fazer uma reforma na minha casa.

Eu tenho o Saúde Interior, é meu projeto de todos os dias. Isso me motiva a agir a trabalhar.

Nós precisamos de um projeto! Algo útil para fazer, porque aquele ditado “mente vazia é oficina do diabo” é verdade!

Se a gente não tem o que fazer, seremos sugados pelo buraco negro das redes sociais e ficaremos enfurnados no Netflix… Redes sociais são ótimas, eu estou lá todos os dias no meu Instagram. Netflix também é muito legal, lá tem séries e documentários fantásticos. Porém tudo o que é demais não é bom!

Então você precisa dosar isso também, mas com um projeto em mente. Algo útil, algo gostoso que você queira realizar… Aprender um instrumento, fazer um curso EAD, educar seus filhos, ensinar sua filha a andar de bicicleta… Sua missão é descobrir e realizar.

Defina um projeto para essa quarentena, e isso vai te beneficiar muito psiquicamente.

Então já falamos de horário para acordar, arrumar a cama e trocar o pijama, fazer caminhadas diárias, evitar overdose de notícias e discussões improdutivas, arrumar algo útil para fazer, e…

Dica 6 de como não enlouquecer na quarentena

Mantenha o bom humor, pessoal!

É muito fácil nesses momentos de estresse, a gente ficar entediado… Então começamos a ficar chatos, amargurados, e a perder a leveza da vida.

Os problemas são reais, não estou os subestimando de forma alguma, mas eles não precisam tirar de você a esperança e a leveza.

Então ria de si mesmo, não se leve tão a sério! Faça com que a sua vida tenha bom humor. Lance uma piada, brinque, ria! Você tem filhos? Brinque e dê gargalhadas com seus filhos. Se aconteceu algo de ruim, ria disso também!

Ontem eu tava fazendo café aqui em casa. Moí o café (eu gosto daqueles cafés especiais)… fui lá, peguei o grão, moí, fiz bonitinho, pus a água para esquentar, coloquei no filtro… Eu estava curtindo muito aquele momento. Então eu bati a mão no filtro, e derramei todo o café na minha cozinha inteira (que tinha sido acabada de ser limpa).

Bom… Suspirei e tive que rir daquilo ali, fazer o que? Eu não posso ficar estressado.

Então o bom humor é importante para nossa saúde psíquica, ok?

Quero que você saia da quarentena mais forte!

Eu espero que você saia dessa quarentena mais forte, mais sábio, mais equilibrado do que você quando você entrou.

Esse é o nosso momento! É o momento de rever nossa resiliência e sair dessa melhores, inclusive um ser humano melhor, ok?

Se você ainda não conhece o Saúde Interior, aqui a gente acredita que o equilíbrio interior é possível através da psicoeducação e das fascinantes descobertas da psicologia.

Convido você a baixar o meu e-book no banner que está logo aqui embaixo, o Guia de Sobrevivência do Deprimido.
Lá você encontrará os três passos iniciais para você que está com depressão pode tomar para iniciar e colocar o seu tratamento nos trilhos.

E se de repente você não está com depressão, você já vai saber logo de cara, e vai abordar o seu problema de uma outra forma, de uma forma mais adequada, baixe lá depois você me fala, ok?

Se cuide!

Ebook Gratuito sobre Depressão

Alex Carnier
Alex Carnier
Após uma depressão, fundei o portal terapêutico Saúde Interior, iniciei a formação em Psicologia Ψ e me tornei um entusiasta da #psicoeducação. Vem comigo!
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Comente aqui o que achou do artigo!x
()
x