Campanha Janeiro Branco: como está a sua saúde mental?
A campanha Janeiro Branco surgiu para quebrar tabus, possibilitar discussões produtivas e construir ações que visam cuidar e melhorar a saúde mental dos brasileiros.
Dados da última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) apontam que a depressão tem crescido no Brasil, são 16,3 milhões de pessoas, acima de 18 anos, que sofrem da doença.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, 20 milhões de brasileiros sofrem de transtornos de ansiedade, nos dando o título de país mais ansioso do mundo, sem contar que os transtornos mentais são responsáveis por um terço do número total de incapacidade nas Américas.
Precisamos compreender que a mente adoece e pede ajuda, por isso preparei um post exclusivo sobre a importância e a necessidade do Janeiro Branco. Confira.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
Como a campanha Janeiro Branco surgiu?
O Janeiro Branco é uma campanha brasileira criada em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abrahão, na cidade de Uberlândia em Minas Gerais, que visa conscientizar a sociedade sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, além do consultório.
Atualmente, o movimento acontece em várias cidades brasileiras e também nos Estados Unidos, Portugal e Japão.
A escolha do mês para realizá-la está atrelada ao fato de que em janeiro as pessoas estão mais convidativas ao recomeço, replanejamento e à reflexão de suas vidas.
Quais os principais objetivos da campanha Janeiro Branco?
O Janeiro Branco promove palestras, oficinas, cursos, workshops, caminhadas, rodas de conversa e muitos outros eventos no ambiente digital e físico, com o objetivo de:
1. Incentivar a conscientização
A saúde mental, ou a falta dela, está associada a transtornos mentais e esse tema ainda envolve muito tabu, já que as pessoas que sofrem com isso se sentem constrangidas em falar sobre o assunto.
A campanha, através de seus eventos, tem o objetivo de esclarecer e educar a sociedade, promovendo a conscientização de que as doenças mentais existem, como qualquer outra patologia, e devem ser tratadas.
2. Promover o autocuidado
Ela visa, também, promover uma cultura de autocuidado, ou seja, estimular mudanças de hábitos nas pessoas, que ajudam na conquista do equilíbrio emocional e na manutenção de uma boa saúde mental.
Essa cultura desperta a compreensão da necessidade de cuidar de si, fazendo com que a pessoa aprenda a controlar suas emoções, pensamentos e deseje trabalhar na conquista do seu bem-estar físico e mental.
3. Efetivar ações acerca do tema
A campanha Janeiro Branco também pretende cobrar ações efetivas da sociedade em geral e do poder público, em especial no que diz respeito à prevenção e cuidados.
Acesso à informação e aos tratamentos é direito de todos!
Qual a importância de cuidar da saúde mental?
A saúde mental das pessoas é considerada a grande preocupação do século XXI e mesmo assim ainda se fala pouco sobre o assunto.
Um estudo, realizado pela Universidade do Rio Grande do Sul (UFRS), revelou que a população brasileira se tornou mais ansiosa em virtude da pandemia que sofremos.
Os dados apontam que:
- 80% dos entrevistados mostram sintomas moderados a grave de ansiedade,
- 68% estão deprimidos.
No dia 22 de julho, de 2021, a Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta global sobre os efeitos prolongados da pandemia na saúde mental das pessoas.
Segundo o órgão, todos fomos afetados emocionalmente, seja pelo luto, medo do contágio, desemprego, incerteza financeira, estresse e isolamento social.
Precisamos ter em mente que nossos sentimentos, pensamentos e ações são dirigidos pela nossa mente e caso ela não esteja bem, esse tripé de sentir, pensar e agir também não estará.
Ser saudável mental e emocionalmente influencia diretamente na forma como enxergamos a nossa volta, encaramos as adversidades e agimos no dia a dia, o que reflete nas nossas relações sociais.
Sem contar que ela é fundamental para a saúde e bem-estar físico, além de melhorar a nossa qualidade de vida.
Como manter a saúde mental saudável?
Podemos nos inspirar no Janeiro Branco e começar a cuidar da saúde mental, isso pode ser realizado a partir de pequenas mudanças no estilo de vida.
O primeiro passo é a conscientização de que corpo e mente devem estar sempre em equilíbrio, por isso devem ser preservados.
O segundo é criar a cultura do autocuidado, aprendendo a se gostar e dedicando um tempo para você.
Desenvolva o autoconhecimento, valorize e aprimore o seu lado bom, suas habilidades e virtudes. Aprenda a identificar e controlar as suas emoções negativas. Pense sempre positivo.
Além disso:
- priorize a qualidade do seu sono,
- equilibre o trabalho e o lazer,
- tire um tempo do dia para fazer algo que você gosta,
- esteja mais perto de quem você ama,
- adquira um estilo de vida saudável, com atividade física e alimentação equilibrada,
- seja produtivo.
Seja ativo, faça regularmente uma atividade física. Ela ajuda o corpo a produzir a endorfina, o hormônio que promove a sensação de prazer e bem-estar.
Lembre-se que terapias não são direcionadas apenas para quem está com problemas na saúde mental, elas são essenciais para ajudar no desenvolvimento do autoconhecimento e na mudança de comportamento, o que é essencial para manter a saúde mental saudável.
Quando é necessário buscar ajuda?
Medo, ansiedade, tristeza e dúvidas todos sentimos, mas existem alguns sinais que indicam que você está precisando procurar ajuda médica.
Separei alguns para você. São eles:
1 – Você perdeu o prazer de fazer as atividades que gostava muito.
2 – Está apresentando problemas constantes para dormir.
3 – Tem apresentado compulsão alimentar ou falta de apetite.
4 – O álcool ou outras substâncias ajudam você a relaxar do estresse do dia a dia.
5 – Apresenta dores ou desconfortos físicos sem motivos clínicos para existirem.
6 – Apresenta-se cansado, ou desanimado, ou estressado o tempo todo.
7 – Está sentindo emoções desagradáveis.
8 – Mantém pensamentos negativos.
9 – Desejo de se isolar.
10 – Tem se apresentado ansioso demais.
Quando um ou mais desses sintomas estiverem presentes no seu dia a dia de forma frequente e intensa, prejudicando a sua produtividade e a sua qualidade de vida, é hora de procurar ajuda profissional.
Lembre-se que autoconhecimento é identificar o problema e autocuidado é dar o primeiro passo para resolvê-lo.
Identificando o problema, procure ajuda.
Agora que tal continuar no blog e ler sobre por que fazer e qual a importância da terapia?