O teste de trauma e bloqueio emocional que você irá fazer agora é um primeiro exercício de autoconhecimento para quem sente que tem alguma coisa errada consigo mesma(o).
Aqui você irá me falar o que está sentindo e receberá uma orientação simples do que fazer em seguida.
Ao final do teste, vou lhe dar uma indicação de como procurar ajuda de um psicoterapeuta ou psiquiatra.
Combinado?
O teste está no final desse artigo.
Mas antes preciso lhe explicar algumas coisas…
ÍNDICE DE CONTEÚDO
Antes de nos aprofundarmos no assunto, me siga lá no Instagram e receba inspiração diária para uma vida de bem-estar. 😉
Ah... Caso esteja buscando ajuda profissional para superar a depressão, a ansiedade ou outro sofrimento emocional, conheça o consultório de psicoterapia online do Saúde Interior.
Através do atendimento individual ajudamos você a ter mais saúde mental e qualidade de vida.
Agora vamos ao conteúdo...
Alguns eventos em nossa vida podem deixar marcas, gerando aquele bloqueio emocional que pode estar deixando você “travada(o)” em situações do presente.
Mas isso pode ser passageiro. Nem todo bloqueio emocional é um trauma.
Um trauma psicológico ou emocional é um dano na mente de uma pessoa causado por situações de sofrimento ou dor, tanto física quanto emocional.
Esse pode ser um trauma de infância ou não.
Um bom psicoterapeuta poderá fazer junto com você uma investigação mais profunda das origem do trauma e saber se ele está na infância ou se ocorreu na vida adulta.
Fato é que esses eventos traumáticos deixam consequências que afetam o comportamento, as emoções e os pensamentos da pessoa de forma crônica.
Em outras palavras: o trauma pode se manter na vida da pessoa por um longo tempo. Nesses casos, ela precisa aprender como superar esse trauma para que não seja mais refém dele.
Note que uma mesma situação pode ser muito traumática para uma pessoa, mas para outra pessoa não.
Tudo irá depender da capacidade que um indivíduo tem de enfrentar uma situação potencialmente traumática.
Após realizar esse teste, você saberá se é o momento de procurar ajuda de um profissional de saúde mental para fazer uma psicoterapia, por exemplo. Esses profissionais podem lhe orientar adequadamente como proceder em relação aos incômodos que você tem sentido.
Essa ajuda também pode ser uma conversar com um familiar ou amigo de confiança, para juntos procurarem ajuda profissional.
Outra opção é ligar para o CVV (Centro de Valorização da Vida) discando 188. Lá você conversa com pessoas que vão acolher seu sofrimento e dar orientações importantes.
Além disso, temos vários conteúdos gratuitos aqui no Saúde Interior falando sobre como superar o sofrimento emocional, seja ansiedade, seja depressão.
Quero que você não seja mais refém do seu passado, e tenha uma vida cheia de liberdade e paz.
O teste é muito simples de ser feito. Lembramos que ele não é um diagnóstico clínico, mas sim um exercício de autoconhecimento.
Vamos lá?
Passo 1: Preencha seu nome e seu email. É nele que você receberá minhas orientações.
Passo 2: Selecione a intensidade que acredita ter sentido de cada sintoma nas últimas duas semanas.
Passo 3: Clique em ENVIAR RESPOSTAS no final do teste.
Time is Up!
Time's up