Considerado como um dos maiores males do século, o estresse emocional pode favorecer desde um infarto até a depressão, entre outras doenças físicas e transtornos mentais.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse é considerado uma epidemia mundial e já atinge em média 90% da população de todo o planeta, condição que afeta o bem-estar e a qualidade de vida.
Hoje vou falar com você sobre os principais sintomas que o corpo e o comportamento manifestam dando o alerta de que é preciso aprender a controlar pensamentos e emoções aflitivas, para viver bem com a agitação do dia a dia.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
Antes de nos aprofundarmos no assunto, me siga lá no Instagram e receba inspiração diária para superar a ansiedade e depressão, e (re)conquistar seu bem-estar! Vai ser um prazer bater um papo com você! 😉
Agora vamos ao conteúdo...
De forma geral, ele é uma resposta do organismo diante de situações de ameaça ou pressão. É como se o corpo ligasse um botão de alerta e nessa hora ele passa a produzir adrenalina e cortisol.
São vários os momentos da vida que uma pessoa pode vivenciar momentos estressantes, isso pode ir desde a entrevista de um novo emprego, uma prova, um encontro romântico pela primeira vez, uma discussão mais calorosa até a sensação de medo ou perigo.
Passada a situação tudo volta ao normal.
O problema surge quando se começa a vivenciar acontecimentos envoltos de medo, conflitos, tensão, insegurança ou cobrança, perdendo o controle sobre suas emoções e pensamentos no dia a dia.
O estresse emocional está diretamente relacionado às nossas percepções pessoais e as reações de como enfrentamos as ameaças, cobranças e a agitação sentida diariamente.
Para compreender a situação, uma pesquisa realizada recentemente revela que os brasileiros estão entre os povos mais estressados do mundo, principalmente durante a pandemia de Covid-19.
Para os pesquisadores as principais causas do estresse emocional nesse momento envolvem:
Esses pontos fazem parte de um cenário onde as pessoas sentem no seu dia a dia uma constante sensação de ameaça, de medo, insegurança e transformação, condições que muitas vezes acabam provocando o sentimento de frustração, aflição e insatisfação.
Então quais são as situações que podem gerar estresse emocional?
Veja abaixo…
Se você está vivenciando alguma das situações acima, fique de olho da sua energia e na sua saúde mental.
Você pode monitorar o seu estresse sendo orientado por um psicólogo, prevenindo um estresse emocional grave.
Como já falado, essas sensações vividas constantemente fazem o corpo liberar frequentemente a adrenalina e o cortisol, deixando a pessoa em permanente estado de alerta, ou seja, nunca relaxada.
Ela vive sob pressão e tensão, com o coração palpitando mais forte, mãos suando, a sensação de nó na garganta, falta de ar, entre outras questões que afetam a sua saúde física e mental.
Os sintomas de estresse emocional mais comum são:
Cuidar de você é a principal fórmula para controlar o estresse emocional e isso acontece a partir de mudanças de hábitos e adesão a um estilo de vida saudável.
Portanto, reserve momentos do dia para fazer atividades que são prazerosas e causem sensação de bem-estar e relaxamento, como:
Esses momentos ajudam o corpo a produzir os hormônios da felicidade, responsáveis pela sensação de bem-estar e prazer.
A psicoterapia também entra como uma alternativa eficaz para o autoconhecimento, na identificação das situações que provocam pressão e tensão, bem como no controle e enfrentamento das mesmas.
Agora que você conferiu quais são os principais sintomas do estresse emocional, que tal continuar a leitura e saber porque é importante e necessário fazer terapia?