Como superar traumas: 4 orientações terapêuticas
Cada pessoa lida com os momentos difíceis da vida à sua maneira, e muitas se perguntam como superar traumas.
Responder essa pergunta é um tanto complexo, afinal, cada pessoa é única, assim como sua história e suas experiências.
Faça o nosso Teste de Trauma Emocional para conhecer possíveis sintomas que indicam a presença de um trauma psicológico e procure sempre a ajuda de um profissional de saúde mental.
Teste de Trauma EmocionalExistem algumas orientações muito terapêuticas que podem auxiliar quem sofre com este problema e deseja promover mudanças. Continue lendo e confira quais são elas.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
O que é um trauma?
Para saber como superar um trauma, é importante compreender o que ele é.
Um trauma psicológico ou emocional é um dano na mente de uma pessoa causado por situações de sofrimento ou dor, tanto física quanto emocional.
Esses eventos deixam consequências que afetam o comportamento, as emoções e os pensamentos da pessoa de forma crônica, ou seja, o trauma se mantém na vida da pessoa, a não ser que ela passe por algum tipo de psicoterapia para superá-lo.
Note que uma mesma situação pode ser muito traumática para uma pessoa, mas para outra pessoa não.
Tudo irá depender da capacidade que um indivíduo tem de enfrentar uma situação potencialmente traumática.
Exemplos de situações traumáticas
Uma criança de 2 anos pode ser traumatizada se um adulto for agressivo verbalmente com ela, gritando em sua presença.
Isso ocorre quando a criança tem uma mãe tóxica, por exemplo.
Já para a maioria de nós adultos, quando alguém grita e é agressivo verbalmente conosco, sentimos desconforto e podemos até ficar ansiosos, porém não a ponto de gerar um trauma necessariamente.
Por outro lado, se um adolescente ou adulto vive em um ambiente tóxico, onde é atacado verbalmente diariamente (pelos pais ou pelo chefe, por exemplo), as chances de um trauma ocorrer aumentam.
Portanto, a existência de um trauma vai depender de 3 coisas:
- da intensidade da situação traumática,
- da frequência da situação traumática,
- e da estrutura interna que a pessoa tem de enfrentar a situação.
Como saber se tenho traumas?
Muitas vezes, as pessoas que passaram por esse tipo de perturbação não conseguem lembrar dele completamente. Isso é um mecanismo de defesa da mente que foi explicado de modo muito profundo por Freud, o pai da psicanálise.
A mente lança para o inconsciente as lembranças dolorosas como uma forma de evitar o sofrimento.
Porém, ainda que não nos lembremos dos traumas, eles continuam lá nas profundezas da mente, gerando uma série de sintomas e angústias.
Dessa forma, a melhor maneira de saber se você tem um trauma é por meio dos sinais que o corpo envia, indicando que algo pode estar mal resolvido interiormente, como:
- sentimento de impotência,
- dificuldade para aproveitar os momentos felizes,
- raiva ou medo,
- ataques de pânico,
- dificuldade para conversar com as pessoas,
- isolamento social,
- insônia,
- vícios, como beber demais, uso de drogas ilícitas e comer de forma excessiva,
- perda da noção de tempo,
- problemas para se concentrar,
- falhas na memória,
- culpa constante e
- dificuldade para tomar decisões.
Vale ressaltar, novamente, que cada indivíduo irá lidar com o sofrimento de forma diferente, e que esses sinais podem variar de pessoa para pessoa.
Afinal, como superar traumas?
Se você percebeu alguns dos sinais acima em sua vida e não entende porque alguns deles são frequentes, pode ser que tenha vivido um trauma que irá precisar lidar.
As orientações abaixo irão lhe dar alguns caminhos possíveis para fazer isso.
1. Faça psicoterapia
Como superar traumas com ajuda profissional?
As pessoas que passaram por abalos desse tipo precisam fazer terapia.
Por meio de conversas periódicas com um psicólogo, será possível processar o momento traumático e superá-lo.
É importante salientar que esse passo é válido até mesmo para aqueles que não lembram do que aconteceu. Os psicólogos e psicanalistas são treinados com técnicas que nos ajudam a investigar nossas próprias mentes à procura de eventos e emoções traumáticas para podermos curá-las ou ressignificá-las.
Conversar, expressar os sentimentos e ter a ajuda de um especialista sempre trará benefícios.
2. Aprenda a lidar com os gatilhos mentais que lembram o trauma
Como superar traumas com autoconhecimento?
Para a psicologia, os gatilhos mentais são estímulos que ativam lembranças e traumas. Esses gatilhos podem ter origem interna (dentro da sua própria mente ou comportamento), ou externa (a partir do contato com algo ou alguém).
A psicoterapia pode auxiliar você a identificar quais são esses gatilhos para poder evitá-los ou aprender a lidar melhor com eles.
É importante que a identificação desses gatilhos seja feita por você no eu dia a dia.
Ao ter contato com uma memória, pensamento negativo ou sentimento ruim, anote qual foi o gatilho que os desencadearam. Assim você poderá fazer o mapeamento dos estímulos que fazem mal para você, e poderá lidar melhor com cada um deles.
3. Aprenda com a dor
Como superar traumas aumentando sua resiliência?
Muitas pessoas traumatizadas fogem a todo custo da sua dor, negando-a, imaginando que se essa dor for negada ou esquecida, deixará de gerar tanto sofrimento.
A metáfora da ferida aberta é a mesma: não adianta negarmos que estamos com um corte no dedo e colocar uma luva para não ver o machucado. Se isso acontecer a ferida irá piorar, infeccionar e gerar muito mais dor.
Por mais difícil que seja, é preciso lidar com a situação traumática de maneira proativa e aprender com ela. E muitas vezes isso significa olhar para a ferida e tratá-la, mesmo que haja dor.
Busque o autoconhecimento, compreenda seus sentimentos, entenda as suas reações e caminhe em direção à superação do trauma.
4. Olhe para as possibilidades que o futuro lhe oferece
Como superar traumas com esperança?
Como disse acima, não é possível esquecer um trauma – ele irá acompanhar você pelo resto da vida. O que podemos fazer é ressignificá-lo, ou seja, dar um novo sentido para o que aconteceu.
Isso irá lhe dar capacidade de superar o trauma passado e olhar para o futuro com esperança. Fazendo planos com aqueles que você ama e construindo uma nova vida, a tão desejada felicidade irá desabrochar.
Para isso, você vai precisar se desconectar desse trauma. Precisará encontrar uma forma de viver além dele, entendendo que você pode ser feliz.
Lembre-se: ainda que o trauma tenha gerado uma enorme dor, você não é o trauma, apenas passou por um.
A psicoterapia, como explicado na orientação 1, é a melhor forma de você fazer isso.
Acompanhado por um terapeuta experiente e compassivo, você terá mais ferramentas para encontrar significados mais saudáveis para os conflitos que aconteceram no passado – e se libertar deles.
Conforme a terapia for evoluindo, você terá cada vez mais estruturas internas que vão lhe permitir ter contato com a lembrança do trauma sem necessariamente sofrer.
Em outras palavras, o objetivo é que a ferida emocional do trauma cicatrize.
Como toda cicatriz, podemos olhar para ela e lembrar do ocorrido, porém não sentimos mais a dor de antes.
Faça agora nosso Teste de Trauma Emocional abaixo, e procure um psicoterapeuta. Sua nova vida merece.