A ciência já comprova os inúmeros benefícios da meditação para a saúde física e mental, e a cada dia cresce o número de pessoas que se interessam pela técnica milenar oriental.
Pessoas que meditam aprendem a esvaziar a mente, controlar os pensamentos e focar no momento presente. Respiração, concentração e postura são as chaves para atingir esses resultados.
Como veremos a seguir, existem vários tipos de meditação, mas para praticar todos eles você só precisa de poucos minutos e um lugar silencioso e confortável.
Quer saber mais sobre o assunto? Leia o post que preparei sobre o assunto para você.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
Antes de nos aprofundarmos no assunto, me siga lá no Instagram e receba inspiração diária para uma vida de bem-estar. 😉
Ah... Caso esteja buscando ajuda profissional para superar a depressão, a ansiedade ou outro sofrimento emocional, conheça o consultório de psicoterapia online do Saúde Interior.
Através do atendimento individual ajudamos você a ter mais saúde mental e qualidade de vida.
Agora vamos ao conteúdo...
Meditação é um conceito amplo. Há muitas práticas terapêuticas que incluem elementos da meditação com o objetivo de fazer com que a pessoa entre em um estado de relaxamento profundo.
Vamos ver algumas dela.
Aqui você é conduzido por um professor ou guia enquanto utiliza da sua imaginação e da percepção dos seus sentidos para “viajar” por lugares e situações imaginárias relaxantes.
Um mantra é a repetição silenciosa ou vocalizada de um pensamento que acalma você, focando em imagens mentais e valores positivos.
Esse modo de meditar se baseia no ato de estar plenamente atento ao presente.
É viver tendo grande consciência do que se está fazendo no “agora”, ampliando suas percepções em todos os 5 sentidos.
Ao meditar, você se concentra na sua própria respiração, nas texturas dos objetos ao seu redor, temperatura, etc.
Além disso, você percebe o fluxo dos seus pensamentos, “olhando-os em perspectiva”, mas sem julgá-los e deixando-os passar livremente pela sua mente.
Trabalhando ao mesmo tempo a mente e o corpo, temos a Ioga.
Você pratica diversas posturas com exercícios de respiração de forma a fazê-lo a buscar um corpo mais flexível e uma mente mais tranquila.
Requer bastante concentração, força e autocontrole. Por isso ela acaba tendo os mesmos efeitos do mindfulness, levando você a aumentar sua consciência no presente.
Já a Meditação Transcendental é aquele tipo de meditação que todos nós temos como referência a partir da cultura popular, filmes e histórias que ouvimos sobre monges.
Trata-se de uma meditação que visa romper as barreiras da realidade material, e levar a pessoa a ter contato com o que chamamos de “transcendência”, ou seja, algo que existe além da nossa realidade material objetiva, nos dando paz interior.
A meditação transcendental não é científica.
Ela tem suas raízes nas tradições religiosas do oriente como o budismo e o hinduísmo.
Porém, os benefícios práticos dela são os mesmos do ponto de vista fisiológico e psicológico, como todos os outros tipos de meditação, como veremos a seguir.
Cabe a você praticar o tipo de meditação com o qual mais se identifica.
Seja qual tipo sua meditação for, ela irá ajudar você a se tornar uma pessoa mais calma, saudável e quem sabe, mais feliz.
Agora vamos falar sobre os 5 benefícios da meditação…
Meditar envolve um conjunto de ações simples.
Elas direcionam a atenção para conquistar a obediência dos músculos e respiração, bem como do que ocorre no AGORA, ou seja, no presente ao seu redor, como sons, temperatura, texturas e cheiros.
Seis dos benefícios da meditação você confere abaixo.
Entre os principais benefícios da meditação estão a redução do estresse e a promoção do relaxamento.
Só esse primeiro benefício já promove um aumento considerável na qualidade de vida do praticante.
Muitos estudos comprovam esse benefício.
Nos Estados Unidos, avaliaram os efeitos da técnica oriental da meditação em 28 enfermeiras que trabalhavam no Hospital da Universidade do Novo México.
Elas foram divididas em dois grupos e um deles realizou duas sessões semanais de alongamento e meditação.
Resultado? As profissionais que meditaram tiveram os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, reduzidos em até 67%.
Importante dizer que, 22 das profissionais, apresentavam estresse pós-traumático.
Já começamos muito bem com esse primeiro benefício, mas tem muito mais…
A Universidade Johns Hopkins nos Estados Unidos também realizou um estudo para avaliar os benefícios da meditação.
A conclusão foi: praticar 30 minutos de meditação por dia ajuda a aliviar os sintomas da ansiedade e depressão.
Podemos então utilizar a meditação como um antidepressivo e um ansiolítico natural, gratuito e sem contra-indicações.
Todos os profissionais de saúde mental, psicólogos e psiquiatras, recomendam a prática de atividades assim como complementos ao tratamento.
Por promover o relaxamento físico e mental, meditar também contribui significativamente no combate à insônia e na melhoria da qualidade do sono.
Já sabemos que uma das consequências da vida agitada que vivemos hoje em dia são os chamados transtornos do sono.
E junto com a insônia vêm todos os problemas gerados pela falta de um sono de qualidade: cansaço, falta de foco, irritabilidade, depressão, mais ansiedade e muitos outros problemas orgânicos.
Dormir mal destrói a qualidade de vida de qualquer pessoa.
Um estudo publicado no Harvard Medical School traz uma experiência realizada com 49 adultos de meia-idade e idosos, que tinham problemas para dormir.
Os voluntários foram separados em dois grupos, um deles praticou a meditação, o outro apenas recebia orientações para relaxar e aprender a descansar melhor.
Os pesquisadores concluíram que as pessoas que experienciaram a técnica oriental apresentaram melhoras significativas no sono.
Dessa forma, a meditação pode ser uma grande aliada para que possamos reaprender a dormir bem, de forma a prevenir e remediar os terríveis transtornos do sono.
Você deseja ter mais performance cognitiva no seu trabalho ou estudos (se tornando mais inteligente)? Acredita que ter um cérebro saudável e produtivo é importante?
Se a resposta é sim, a meditação é pra você!
A neurocientista Sara Lazar, do Mass General e da Harvard Medical School, realizou vários estudos sobre os efeitos da meditação.
Um deles analisou o cérebro de voluntários, que se prontificaram a participar de um programa de oito semanas de práticas meditativas e de relaxamento.
Após o período, foi identificado que houve um aumento na densidade da massa cinzenta em várias regiões cerebrais, entre elas o hipocampo, área relacionada ao aprendizado e memória.
Entre os resultados desse estudo, também foi identificado que meditar pode ajudar a rejuvenescer um cérebro de 50 anos para 25, principalmente na capacidade de memória e captação de conteúdos.
Pessoas que meditam também apresentam o aumento da massa cinzenta no córtex pré-frontal, área relacionada à atenção, raciocínio e lógica.
Por isso, os praticantes dessa técnica oriental conseguem desempenhar com mais foco e, sem interrupções, tarefas mais longas e exigentes.
Ao ler esse estudo fiquei impressionado pelo quanto a gente ganha com a meditação, incluindo um cérebro rejuvenescido e mais poderoso!
Entre os benefícios da meditação está o controle do pensamento e o foco no presente.
Pense comigo: quando a gente está meditando, concentrados em nossa própria respiração e corpo, não ficamos pensando nos problemas ou nos auto depreciando.
Ao meditarmos ou praticarmos a Atenção Plena (mindfulness), nos sentimos bem conosco mesmo. O relaxamento corporal faz com que nossa atenção e pensamentos deixem de focar em coisas negativas e passem a ser mais leves e agradáveis.
A gente não pára de pensar, porém esses pensamentos se tornam mais positivos e restauradores.
Esse alívio faz com que as áreas cerebrais ligadas aos pensamentos positivos sejam estimuladas e haja bem-estar físico e mental.
Para nós, ocidentais, a meditação não é algo que estamos acostumados.
Porém, com tantos benefícios comprovados, vale a pena iniciar a prática da meditação através de pelo menos 8 minutos por dia.
Colocar isso na nossa rotina irá promover os 5 benefícios que falamos acima aos poucos, enchendo sua vida de bem-estar.
Agora que você conferiu tudo de bom que a meditação promove, que tal fazer um teste para avaliar a sua ansiedade e estresse?