Dependência emocional: o que fazer quando nos sentimos presos a alguém?
Boa parte das pessoas que sofre de dependência emocional não percebe que está passando pelo problema e precisa de ajuda.
As conhecidas frases: sem você eu morro ou não sei viver sem o seu amor, podem ser um indício de que algo não está bem na relação.
O amor saudável liberta, é bom e faz bem, por isso, gostamos de ficar ao lado daquela pessoa que amamos naturalmente.
Já o apego excessivo, é doentio, possessivo e aprisiona, além de trazer sofrimento e deixar mal os envolvidos.
Hoje quero falar com você sobre a dependência emocional e suas facetas. Continue lendo para saber mais.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
O que é a dependência emocional?
Dependência emocional é toda forma de apego excessivo em relação a outra pessoa.
É como um vício, onde não se consegue viver sem o outro.
Isso pode ocorrer nas mais diferentes relações humanas, embora a mais comum seja em relacionamentos afetivos.
Geralmente, a causa do problema está:
- na necessidade da pessoa de se sentir amada,
- no desejo constante de ser o centro das atenções.
No entanto, é preciso dizer que para um ser humano desenvolver essa dependência, existem um conjunto de fatores que fazem ele desencadear essa necessidade.
Os principais são:
- baixa autoestima,
- insegurança,
- medo de ser abandonado,
- necessidade de ser amado.
É importante dizer que muitos desses sentimentos são originados por traumas ou experiências ruins, que podem ter sido vivenciados na infância.
Por exemplo, a falta de amor entre os pais ou a ausência de atenção.
Como saber se dependo emocionalmente de alguém?
De forma geral, ciúme excessivo, desejo enorme de controlar o outro e possessividade, são os principais sinais de uma dependência emocional, principalmente quando se trata de uma relação conjugal.
Outro sinal é a falta de autonomia, a pessoa não se sente segura e nem capaz de tomar decisões ou cuidar de si.
Pode acontecer entre cônjuges, pais e filhos e entre amigos.
Concordar com tudo que o parceiro sugere, porque sente medo de ser rejeitado, criticado ou de magoar o outro, também sugere que a relação não está indo bem.
Fazer com que a pessoa da qual gostamos se sinta especial é ótimo, mas isso não pode ser maior que seu próprio bem-estar.
Se quando a pessoa que você ama não está do seu lado o seu coração se angustia, a ansiedade bate e o medo aflora, talvez tenha algo de errado na convivência de vocês.
Tudo isso são sinais de um amor patológico, tornando dependente quem ama.
Como lidar com a dependência emocional?
A dependência emocional (assim como qualquer outra dependência) impede que os envolvidos mantenham sua saúde mental equilibrada.
O parceiro de uma pessoa dependente emocionalmente tem o seu espaço invadido, além de vivenciar o peso e a dor de um relacionamento tóxico.
Já o dependente precisa buscar e trabalhar a causa do seu problema, tentar entender que ele é o construtor da sua felicidade.
E em casos de questões profundas que precisam ser identificadas, enfrentadas e trabalhadas, a psicoterapia é a ferramenta ideal para ajudar na superação dos traumas e no enfrentamento dos problemas.
Buscar ajuda psicológica possibilitará que você se sinta completamente à vontade para falar dos seus sentimentos, levando-o ao autoconhecimento e ajudando a despertar a segurança e a independência.
Agora que você conhece a dependência emocional, que tal continuar a leitura e compreender por que é importante fazer terapia para cuidar da sua saúde mental?