Qual a diferença entre Psicólogo e Psiquiatra?
Quando estamos enfrentando algum transtorno mental ou temos tido dificuldades em lidar com questões interiores, precisamos de ajuda profissional. Nesse momento surge uma dúvida comum: devo procurar um psicólogo ou psiquiatra?
Geralmente, psicólogo e psiquiatra trabalham em conjunto no tratamento de um paciente com depressão, por exemplo.
Mas é importante você saber a diferença entre a atuação de cada um deles, e qual deles você deve procurar para obter ajuda.
Quem é o psiquiatra?
O psiquiatra é um profissional com formação em Medicina e especialização em psiquiatria.
Ele é especializado na prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais e compreende os aspectos neurológicos de uma depressão.
É o psiquiatra que pode receitar e iniciar com você um tratamento medicamentoso, como por exemplo antidepressivos e ansiolíticos para auxiliar no tratamento da depressão.
E esqueça esta história de que o psiquiatra trata apenas de “loucos”. Ele pode sim tratar pessoas com esse tipo de transtorno, mas isso não é tudo o que ele faz.
A psiquiatria hoje em dia lida com diversos transtornos mentais em pessoas comuns como eu e você. Portanto, livre-se do preconceito e procure este profissional o quanto antes.
Quem é o psicólogo?
Já o psicólogo é um profissional com formação em Psicologia, ciência que estuda o comportamento humano, considerando seus aspectos biológicos, afetivos, cognitivos e sociais.
Com ele você poderá fazer terapia que irá lhe ajudar a compreender as raízes das suas questões emocionais e psicológicas, bem como se autoconhecer e identificar possíveis complexos e traumas.
Há diversas linhas terapêuticas na psicologia. A mais disseminada é a psicanálise, do famoso médico austríaco Sigmund Freud. O profissional desta linha terapêutica é chamado de psicanalista.
Devo procurar um psicólogo ou psiquiatra?
A resposta é: os dois!
Para que seu tratamento seja completo, o ideal é que você agende consulta com o psicólogo e também com o psiquiatra, ok?
Se cuide!