Conheça 5 causas da insônia e saiba como evitá-la
Muita gente tem dificuldades para dormir ou não consegue passar uma noite sem acordar algumas vezes. Comumente, existem 5 causas da insônia que nos levam a noites difíceis, que parecem intermináveis.
Esse problema reflete-se na manhã seguinte, onde, além do cansaço e indisposição, o humor também é afetado, porque não conseguir dormir desregula muito nossa mente e nosso organismo.
Neste artigo, apresento a você os 5 motivos que impedem o sono. Entenda qual deles está causando esse problema em suas noites e busque ajuda profissional para resolver essa situação!
Quais as causas da insônia?
Você não está sozinho quando o assunto é lidar com problemas para conseguir uma boa noite de sono.
Para ter uma ideia da dimensão dessa situação, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 40% dos brasileiros sofrem com distúrbios do sono.
Esse índice sobe para 45%, quando se trata da população do mundo, portanto, vivemos sérios problemas com relação a isso, onde grande parte das causas da insônia são motivadas pela vida moderna e agitada da atualidade. Vamos conhecê-las:
Estresse
O estresse ocorre em função das preocupações do dia a dia, impedindo que muita gente deite e possa ter uma boa noite de sono, para enfrentar os desafios da próxima jornada.
Esse é um acontecimento bastante comum e normalmente envolve situações e problemas, como:
- familiares,
- profissionais,
- financeiros,
- sentimentais.
A pessoa que sofre de estresse não consegue se desligar dessas situações e passa a noite pensando nessas questões e buscando uma solução para elas. Como resultado, não consegue descansar e dormir.
Ansiedade
A ansiedade é outra grande aliada das causas da insônia, pois a pessoa que possui esse transtorno vive o futuro agora, ou seja, não consegue deixar para amanhã o que só poderá ser resolvido naquele momento.
Qualquer ação que saia da rotina preestabelecida é motivo para preocupações exageradas, que acabam se refletindo no sono, porque a pessoa ansiosa não consegue “desligar” até que a situação tenha sido resolvida, mesmo nos fatos mais banais e simples do cotidiano.
Dores
As dores contribuem efetivamente para que uma pessoa não consiga dormir e relaxar.
O incômodo não permite o descanso do corpo e as noites parecem não ter fim, a partir do desconforto vivenciado com essa situação.
Normalmente, fazem parte desse quadro de dor:
- enxaquecas,
- artrite,
- dor de cabeça,
- lesões,
- distúrbios respiratórios.
Uso de aparelhos eletrônicos
O mundo moderno e a tecnologia trouxeram muitas vantagens e facilidades para o dia a dia, mas, quando os recursos não são bem utilizados, vem com eles problemas, como é o caso do uso de aparelhos eletrônicos na hora de dormir.
Para atingir o estado de sono, o corpo emite um hormônio chamado melatonina, que acaba sendo inibido em função das cores, sons e agitação dos pensamentos que os equipamentos causam, como:
- computadores,
- tablets,
- televisão,
- smartphones.
Uso de substâncias estimulantes
Por fim, a quinta das causas da insônia está no uso abusivo de substâncias estimulantes, que podem impedir que o sono apareça.
O consumo de nicotina, cafeína e álcool são sérios inimigos das boas noites de descanso, pois agitam o organismo e não permitem o relaxamento.
Como se observa, não é incomum que alguma dessas causas faça parte do dia a dia das pessoas, o que pode estar sendo o grande problema enfrentado na maioria das noites.
O lado positivo dessa situação é que todas elas podem ser tratadas e corrigidas, dependendo muito do esforço de quem passa pelo problema e da iniciativa em buscar uma ajuda profissional para resolver a situação.
Para ajudá-lo a saber se possui problemas com esse tipo de distúrbio, preparei um teste rápido e fácil de ser realizado, que irá mostrar qual o seu nível de insônia.
Basta acessar esse teste e verificar onde você se encontra! Faça isso agora e, se for o caso, inicie imediatamente o processo de reversão do seu quadro atual!