Hérnia de hiato: como tratar?

A hérnia de hiato é um problema que provoca dores semelhantes às apresentadas em um episódio de infarto.
Muitas pessoas descobrem que possuem o problema após passarem por essa situação, quando buscam por socorro especializado e são diagnosticadas.
No entanto, muitos daqueles que a desenvolvem não precisam de tratamento e menos de 5% necessitam de um procedimento cirúrgico para a correção dessa situação.
A consulta ao médico e a realização de exames são que podem mostrar o motivo da dor, qual a situação e o que fazer para a resolução do problema.
Normalmente, as pessoas com hérnia de hiato apresentam sintomas, como:
- azia,
- arrotos,
- refluxo dos ácidos estomacais.
Os cuidados precisam ser tomados, pois, a azia crônica pode causar úlceras e esofagite, causando sérios danos para as paredes do estômago.
Neste post apresentamos o que é e como tratar esse problema. Continue lendo e saiba mais a respeito!
ÍNDICE DE CONTEÚDO
O que é hérnia de hiato?
Hérnia de hiato ocorre quando parte do estômago atravessa a lacuna do diafragma, responsável pela separação do tórax e abdômen.
Essa lacuna natural é conhecida como hiato, permitindo a conexão entre o esôfago e estômago, no entanto, em alguns casos, a parte superior do estômago desliza, causando a hérnia.
É mais comum em pessoas idosas em função do enfraquecimento da musculatura que circunda o hiato, no entanto, em muitos casos, o problema passa despercebido, pois não apresenta nenhum tipo de sintoma.
Essa fraqueza muscular se dá em função de tosse intensa, esforço durante a evacuação e na intensidade dos esforços físicos.
Quais são as causas dessa doença?
Ela é ocasionada em função do mau funcionamento dos músculos que têm por objetivo permitir a passagem da alimentação para o estômago.
Eles trabalham de forma a evitar que os ácidos estomacais subam para o esôfago, portanto quando ocorre a hérnia do hiato, a passagem do refluxo gastroesofágico resulta em azia.
Hérnia de hiato e saúde mentall
Não há uma relação direta conhecida entre a hérnia de hiato e problemas de saúde mental. No entanto, é importante observar que a saúde mental e física estão interconectadas, e alguns sintomas ou condições médicas podem afetar indiretamente o bem-estar mental.
Aqui estão algumas maneiras pelas quais a hérnia de hiato pode ter uma relação indireta com a saúde mental:
- Estresse e Ansiedade: O diagnóstico de uma condição médica, como a hérnia de hiato, pode causar estresse e ansiedade em algumas pessoas. O estresse crônico e a ansiedade podem impactar a saúde mental de forma negativa.
- Estilo de Vida: Alguns fatores de estilo de vida associados à hérnia de hiato, como a dieta e o peso corporal, podem afetar a saúde mental. Por exemplo, preocupações com a alimentação e o controle do peso podem levar a problemas emocionais.
- Sintomas Gastrointestinais: Os sintomas da hérnia de hiato, como azia e refluxo ácido, podem causar desconforto físico. Esse desconforto constante pode afetar o humor e a qualidade de vida, potencialmente contribuindo para problemas de saúde mental.
- Tratamento Médico: O tratamento da hérnia de hiato, que pode envolver medicamentos ou cirurgia, pode ter efeitos colaterais que afetam o estado emocional de uma pessoa.
É importante enfatizar que qualquer preocupação com a saúde, seja física ou mental, deve ser discutida com profissionais de saúde qualificados.
Se você está lidando com hérnia de hiato e sente que isso está afetando sua saúde mental, é aconselhável conversar com um médico ou um profissional de saúde mental para avaliação e apoio adequados.
Eles podem ajudar a gerenciar tanto os aspectos físicos quanto os emocionais da condição.
Qual o tratamento para hérnia de hiato?
Para tratá-la, a busca por um especialista é fundamental. No geral, após os exames, grande parte dos pacientes passa a utilizar antiácidos que ajudam no controle dos sintomas.
A cirurgia, como já mencionada, ocorre apenas em situações mais graves, no entanto, o processo pode ser realizado por laparoscopia, um procedimento minimamente invasivo.
Além disso, são recomendadas mudanças de hábitos e cuidados especiais no dia a dia, tais como:
- evitar frituras, alimentos gordurosos e condimentados,
- não beber álcool ou bebidas gaseificadas,
- não fumar,
- eliminar o uso de roupas ou acessórios apertados,
- beber pouco enquanto come,
- diminuir a quantidade de alimentos e aumentar o número de refeições,
- usar travesseiros altos,
- não comer antes de dormir (duas horas).
Especialmente para os idosos, outras ações contribuem para a qualidade de vida e a diminuição dos problemas causados pela hérnia de hiato.
Recomenda-se não dormir após se alimentar e após uma ou duas horas praticar alguns exercícios físicos leves.
O mais importante é que ao sinal de qualquer desconforto, o médico seja procurado para um diagnóstico preciso e início imediato de ações que possam evitar complicações com a doença.
Agora que você já sabe o que é hérnia de hiato e o que fazer a respeito, continue conosco e conheça mais sobre saúde mental.